segunda-feira, 16 de março de 2009

Cancro da mama

Um dia em 2003 durante o banho senti que tinha uns caroços nos seios.Marquei uma consulta no meu médico de família, ele mandou-me fazer uma mamografia e uma ecografia mamária.O resultado foi que eu tinha vários quistos e nódulos nos dois seios, principalmente no esquerdo e que seria melhor fazer uma biópsia para saber se seria cancro da mama maligno ou benigno.Como consequência disso fui encaminhada para o IPO-Instituto Português de Oncologia no Porto.Lá fiz a biópsia e acusou que era cancro da mama mas era benigno.Em 2004 e 2005 continuei a fazer a mamografia e a ecografia mamária, que passaram a ser exames de rotina para mim.Nada se tinha alterado e por isso o médico de IPO deu-me alta e voltei a ser vigiada pelo médico de família.Os anos de 2006 e 2007 foram passando e continuava a ter os mesmos nódulos e quistos, em maior número no seio esquerdo do que no direito.Mas durante este tempo todo apalpava sempre os meus seios para ver se não havia nada de novo.Até que no ano de 2008 os exames acusaram que eu tinha um novo nódulo com 14mm e seria aconselhável voltar a fazer uma nova biópsia.Este ano mais concretamente em Fevereiro fui fazer a biópsia no Hospital de Santo António e recebi os resultados no dia 9 de Março.Não é nada de grave, volta a ser negativo.Enquanto eu viver terei sempre de fazer anualmente os exames de rotina ou seja a mamografia e a ecografia mamária.Durante estes anos todos sempre tive a esperança que o resultado seria negativo, mas ficava sempre nervosa até saber os resultados dos exames.Aconselho todas as mulheres a fazerem a palpação dos seios durante o banho e se sentirem que há algo de novo e estranho no vosso corpo, não hesitem e vão ao vosso médico.Lembrem-se sempre que a prevenção é muito importante e que pode salvar vidas.

12 comentários:

Unknown disse...

Post importante!

É um auto-exame rápido, simples e eficaz...

É pela vossa saúde..

Maria de Fátima disse...

Olá André obrigada pelo teu comentário.De facto é um auto-exame rápido, simples e eficaz.Eu entendo assim, é meu dever informar os outros sobre este assunto, ainda há muita gente que pensa que o cancro é um bicho papão, há muita ignorância e preconceito.Beijinhos e tudo de bom para ti.

tem a palavra o povo disse...

Olá Fatinha, mulher coragem, o teu texto é a expressão de uma mulher esclarecida e que ousa afrontar o preconceito, partilhar a aprendizagem, o sentir de uma doença que ainda é um estigma, mas, como dizes, a enfrentar sem medos e com esperança.
Saúdo o texto e saúdo-te menina bonita.
Beijinhos

Maria de Fátima disse...

Olá João muito obrigada pelas tuas palavras de amigo carinhoso.Eu considero-me uma mulher frágil, mas tento sempre dar a volta por cima a todos os problemas e doenças que me aparecem pela frente.Beijinhos e tudo de bom para ti.

Lucília Benvinda disse...

Fátima,

Muito bom este teu post. Eu também costumo fazer ecografia e mamografia, anualmente, por questão de prevenção. É preciso ver que na menopausa as coisas podem complicar-se e todo o cuidado é pouco.

Agradecida.
Um beijo grande,
Lucy

Maria de Fátima disse...

Olá Lucy obrigada pelo teu comentário.Por norma as mulheres devem começar a fazer os exames de rotina a partir dos 35-40 anos.Quando eu descobri que tinha cancro da mama eu tinha apenas 33 anos, agora estou com 38 quase 39 e está tudo bem e controlado, graças a Deus.Beijinhos e tudo de bom para ti.

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá Fatinha bom dia:
Obrigado pela tua visita a meu blog, e sobre o que aqui postaste te dou os meus parabéns por seres uma mulher de coragem pois com a tua determinação em expores aqui o teu caso isso tem muito valor e é um exemplo a seguir por todas as mulheres e não só, há que lutar pela vida até ao ultimo minuto pois desistir é morrer e isso, é coisa que só Deus sabe esse dia.
Um viva muito grande à tua força íntima e que deus esteja sempre a teu lado sempre que tu necessites.

Bjinhos e dias felizes te desejo.

Maria de Fátima disse...

Olá meu amigo obrigada pelas tuas palavras de incentivo.Só tenho pena de não saber o teu nome.Também desejo que Deus esteja sempre te protegendo e que tenhas sempre dias felizes.Beijinhos de amiga.

princesaesquimo disse...

Olá Mimi
Belo testemunho e grande coragem.
Por indicação da minha médica a partir dos 35 anos farei mamografia de 2 em 2 anos, até agora tudo bem.
Beijinhos

Maria de Fátima disse...

Olá Patrícia fico contente por ti.A prevenção é sempre muito importante.Beijinhos e tudo de bom para ti.

Parapeito disse...

Obrigada Linda pelas tuas palavras...é muito importante sim prevenir e nada como andar atento aos sinais...
Fico feliz por nao ser nada de grave...
Tudo de bom para ti...uma primavera cheia de perfume...cor..e brisas mansas****

Maria de Fátima disse...

Olá Maria LoBos obrigada pelas tuas palavras carinhosas.Também te desejo tudo de bom para ti e uma Primavera cheia de perfume, cor e brisas mansas.Beijinhos.