sábado, 5 de setembro de 2009

Torre dos Clérigos



A Torre dos Clérigos, que faz parte da Igreja com o mesmo nome, é considerada por muitos como o ex-libris da cidade do Porto.Esta torre sineira foi construída entre 1731 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni.Tem 6 andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus.Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.
Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
Faz parte do sítio Centro Histórico do Porto, Património Mundial da Unesco.

4 comentários:

Maria Ribeiro disse...

FATINHA:conheço a Torre, mas não o PALÁCIO DE CRISTAL. O que é feito de ti, amiga? olha que não te esqueço... Tenho andado um pouco a leste, porque vieram as minhas irmãs ,da ÁFRICA DO SUL, e tenho-lhes feito mais companhia. Por isso vou comentando ,ora uns amigos, ora outros...
BEIJOS DE LUSIBERO

Maria de Fátima disse...

Olá Maria Elisa, tenho andado um pouco ocupada com outros interesses, mas não me esqueço nunca dos amigos da blogoesfera.Irei fazer uma visita ao Lusibero.Aproveita ao máximo a companhia das tuas irmãs.Beijocas grandes e boa semana.

tem a palavra o povo disse...

Olá Fatinha. Imagina o que Portugal cresceu, desde então!...
Cresceu em altura, nem sempre em qualidade artistica, também porque vão faltando os apreciadores desse aspecto da qualidade.
O Porto só pode agradecer-te pelas bonitas imagens que vens colocando no teu blog, difundindo-o, estranho apenas que não republiques algumas destas maravilhas no site de que és parte, seriam um baluarte da Portugalidade que queremos ser e para mim uma honra muito grande receber de ti tal dádiva.
Beijos de amizade

Maria de Fátima disse...

Olá Padrinho João, eu adoro a minha cidade natal, o Porto.Vou fazer isso que me pedes.Beijocas.