terça-feira, 28 de julho de 2009
CASTELODOQUEIJO
O Castelo de São Francisco Xavier do Queijo, mais conhecido simplesmente por Castelo do Queijo, situa-se na Praça de Gonçalves Zarco, mais conhecida por Rotunda do Castelo do Queijo.No verso do bilhete de acesso ao Castelo, que custa a importância de 50 cêntimos, pode ler-se um resumo da sua história.
Pequeno forte costeiro de forma maciça com a entrada rasgada em arco e rematada pelo escudo de armas portuguesas.Era rodeado por um fosso e o portão tinha uma porta de acesso levadiça.Segundo a tradição no sítio aonde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo.Por ter sido assente sobre tal rochedo adveio-lhe o nome que sempre teve.Foi construído a expensas da cidade do Porto durante a guerra da Restauração, possivelmente pelos anos de 1661 ou 1662.Em 1571 é dotado de capelão privativo para assistência aos militares lá destacados.Durante o Cerco do Porto esteve ocupado pelas forças miguelistas, apesar do bombardeamento insistente das baterias da luz e dos navios liberais.Depois da jornada de Lordelo foi abandonado e saqueado sendo em 1839 entregue à guarda da Companhia de Veteranos.Em 1846, durante a Revolta da Maria da Fonte e tendo sido ocupado pelas tropas da Junta do Porto, foi alvejado pela fragata "Íris", fiel ao governo de D.Maria II.Em 1890, ficou entregue à Guarda Fiscal que lá permaneceu até 1910.Em 1949 foi cedido ao Núcleo da Brigada Naval da Legião Portuguesa do Porto que ali esteve instalado até ao 25 de Abril de 1974.Actualmente encontra-se à guarda da Associação de Comandos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
22 comentários:
Mimi
Quando vi as fotografias e antes de ler o texto, o pensamento que tive foi este: 'querem ver que esta é a casinha da Maria de Fátima'. Seria maravilhoso se assim fosse.
Desconhecia a existência do Castelo do Queijo. O nome é giro!
um dia conhecerei todos esses lugares...
Olá António, que querido o teu pensamento, lol.Gosto de castelos, mas seria incapaz de viver nalgum.Beijocas.
Olá Hazel, o nome é giro e o castelo também é giro.Beijocas.
Olá Mélker, Portugal é um país lindo que vale a pena visitar, não só pelas paisagens e pelos monumentos, mas também pelas suas gentes, pelo clima agradável e pela boa gastronomia.Enfim tudo é bom, lol.Beijocas.
Ola!! Aqui está um belo local a visitar proximamente!!
Beijos
Olá Siala, vais ver que não te vais arrepender.O Castelo do Queijo é lindo.Beijocas.
Mimi,
Adoro a Península!
É sempre uma satisfação viajar, ainda que seja pela blogosfera.
Obrigada pelo tour!
:)
Mimi,
Conheço este castelo. Já lá fui há algum tempo num passeio. Gosto sempre de conhecer os monumentos do nosso País. Obrigada pela partilha.
Beijo
Mimi, é tão engraçado viajar pelo nosso país e encontrar sempre uma arca da Olá! :-))
Gostei tanto do pátio... Fazemos assim: os Comandos vão para outro lado e o António ocupa o castelo como sede da escola de Astrologia. Que tal? ;-)
Beijos***deFada
Olá Adriana,eu também gosto de viajar pela blogoesfera.Beijocas.
Olá Adelaide, eu gosto de conhecer um pouco de cada lugar que visito.Beijocas.
Olá Fadinha, acho uma óptima ideia, lol.Beijocas.
Ahhhhhh que lindo!!!!! Quero muito voltar a Portugal. Sabia q já estive em sua cidade com uma peça de teatro? Nos idos de 93... com uma peça de Garcia Lorca. Bjos querida
Também já lá estive, Fatinha, precisamente por me interessar a parte histórica.
Beijos da lusibero
Olá Marcelo, eu também gostava muito de ir ao Brasil.Beijocas.
Olá Maria, vale a pena conhecer os nossos belos monumentos.Beijocas.
Fátima,
fiquei triste por não haver queijo...já estava a imaginar um fim de semana de degustação e..afinal era só uma pedra.
Bela divulgação do nosso património, há lugares maravilhosos que nos passam ao lado apenas porque não constam dos roteiros turísticos e lá
a encontramos reliquias históricas, artísticas e humanas.
Obrigada por nos mostrares este castelo. Talvez passe por lá. E levo eu o queijo..
Beijos querida
Olá IdoMind, espero que gostes de conhecer este castelo.Eu adoro comer pão com queijo, lol.Beijocas minha querida.
Olá Fatinha.
Imagino os teus passeios ao entardecer, ladeando as águas marulhentas quando mansas, trocando carinhos e mimos com o teu marido de mãos dadas.
Beijinhos
Olá Padrinho João, eu adoro passear de mãos dadas com o meu marido, perto do Castelo do Queijo e também por outros locais.Beijocas.
Enviar um comentário